Teste
As treze Colônias e a formação dos Estados Unidos
Quatro Séculos de História
Os Estados Unidos são certamente o país em maior evidência na atualidade. Após um expressivo crescimento econômico a partir da segunda metade do século XIX, as extreme colônias inglesas da América do Norte tornaram-se um dos países mais industrializados e ricos do mundo no século XX. Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, a atuação dos Estados Unidos foi saudada como um importante apoio àqueles que lutavam contra a opressão e o perigo, representados pelo antifascismo. Nos anos 1960, ao contrário, sua ação militar no Vietnã foi mais rejeitada do que aceita, constituindo uma das guerras mais violentas e prolongadas daquele século.
Ingleses na América
Repulsão e atração
Países peregrinos foi o primeiro grupo de ingleses a chegar na América para iniciar a colonização, eram puritanos e estavam fugindo das perseguições religiosas que estavam ocorrendo na Inglaterra. Suas discussões com os anglicanos envolviam questões politicas e econômicas e incluíam os debates sobre o papel da igreja e a forma de buscar a salvação, sendo perseguidos por eles e por outros protestantes os puritanos se sentiram rejeitados por uma Europa que acreditavam ser decadente e optaram pela fuga para a América, produzida na mistura entre a repulsa pela Europa e atração pela América.
Eleitos de Deus
Aqueles que se interessavam por sair da Inglaterra, no entanto, nem sempre tinham condição de pagar a longa viagem pelo Oceano Atlântico. Além disso, a própria Coroa inglesa não tinha os recursos necessários para promover a travessia oceânica. O rei Jaime I autorizou, então, em 1606, dois grupos de mercadores de Londres e de Plymouth.
As treze colônias
Outras partes da América, a colonização desenvolvida por outros países europeus, inclusive os reinos ibéricos e a própria Inglaterra, foi marcada pelo controle rígido e regular do Estado colonizador. A chegada do