Teste
A - Definição e função
Segundo Hall, a estrutura organizacional atende a três funções básicas:
1) realizar produtos organizacionais e atingir metas organizacionais;
2) minimizar ou pelo menos regulamentar a influência das variações individuais sobre a organização. Impõem-se estruturas para assegurar que os indivíduos se conformem às exigências das organizações e não o inverso.
3) são os contextos em que o poder é exercido (as estruturas também estabelecem ou determinam quais posições têm poder sobre quais), em que as decisões são tomadas (o fluxo de informação que entra numa decisão é basicamente determinado pela estrutura) e onde são executadas as atividades das organizações.
Palavra ORGANIZAÇÃO
as partes físicas da empresa (edifícios, unidades de trabalho) relacionadas com o espaço e equipamento que lhe são pertinentes ( localização de estabelecimentos ).
os elementos de trabalho, as diversas operações do processo de produção (sistema de organização, à organização do trabalho, ao processo produtivo, à organização da produção).
B – Representações gráficas da estrutura
Organograma e Funcionograma
Organograma é a representação gráfica e abreviada da estrutura da organização.
Existem vários tipos que serem apresentados em material separado.
O organograma tem como finalidade representar: os órgãos componentes da empresa tanto quanto possível, de forma genérica, as funções desenvolvidas pelos órgãos as vinculações e/ou relações de interdependência entre órgãos a via hierárquica
Funcionograma
É um gráfico de organização, de uso restrito aos respectivos órgãos adotantes, tendo como finalidade principal o detalhamento das atividades/tarefas que compõe uma função, da qual se originou um órgão no organograma. Vide exemplo apresentado em aula.