teste
RA: 002201300171
Atividade Avaliativa Unidade 8 – Artigo de Opinião sobre 11 de Setembro
11 de Setembro – Sucesso após medo
Os atentados de 11 de setembro ocorrem no momento em que os EUA, superados os obstáculos da Guerra Fria e somado o crescimento acumulado ao longo dos últimos 10 anos de boom econômico, atingem a plena maturidade de seu poder e ocupam um lugar alto nas potências mundiais, só comparável à Roma imperial.
Do ponto de vista econômico e financeiro, a hegemonia dos EUA revela-se claramente no diferencial de poder entre os principais atores globais: os EUA representam cerca de 31% do produto interno bruto mundial, são os maiores importadores e exportadores do planeta, os maiores produtores de bens industriais (cerca de 25% da produção mundial), os maiores investidores e também os maiores recipientes de investimentos diretos. Por dez anos (1991-2000), a economia norte-americana cresceu em média 3% e neste século XXI não está sendo diferente o seu crescimento.
O 11 de Setembro para os Estados Unidos sempre será um dia de tragédia inexprimível, mas também um dia que exibiu o melhor da humanidade. Pessoas demais sofreram uma violência terrível e perda. Mas também testemunhamos heroísmo, generosidade e a compaixão dos indivíduos, nos Estados Unidos e por todo o mundo, em resposta a esta tragédia.
Os ataques em Nova York e Washington não foram direcionados apenas contra os Estados Unidos e os americanos. Muçulmanos, judeus, cristãos e budistas estavam entre as vítimas dos ataques ao World Trade Center, ao Pentágono, e no voo da United Airlines que caiu na Pensilvânia. Cidadãos de mais de 70 países, incluindo o Brasil, morreram naquele dia.
Porém, esse impressionante fato revelou entre outros aspectos, uma “nova revolução industrial” que, através dos avanços tecnológicos alcançados nas áreas da comunicação e do conhecimento (Internet, por exemplo), gerou transformações sem paralelo na operação das