teste
Educação Inclusiva
A educação inclusiva pode ser definida como um sistema de educação que se adapta as necessidades dos seus alunos, ou seja, ao contrario das outras formas de educar a educação inclusiva não tem por objetivo dividir “separar” os portadores de necessidades especiais dos alunos “normais”, ela tem como o objetivo poder atender ambos os alunos no ensino regular, sem sacrificar para isso o andar do ensino. Podemos também salientar que ela representa uma reestruturação na cultura e política de como a escola deve ser e o que ela deve ser isso visando atender a todos os alunos.
Um dos principais marcos dentro da educação inclusiva vem da Conferencia Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, realizada entre 7 e 10 de junho de 1994, em Salamanca na Espanha, dessa conferência nasce a Declaração de Salamanca, esta por sua vez discorre sobre princípios, políticas e praticas referentes as necessidades especiais dentro do processo educativo. A Declaração de Salamanca hoje em dia serve de base para o planejamento educacional em muitos países, inclusive o Brasil, nessa declaração fica explicito o que nortearia os rumos da educação de alunos portadores de necessidades especiais, ela propõe uma mudança, ao invés do aluno se adaptar a escola, a escola deve se adaptar ao aluno.
Podemos marcar alguns pontos dentro da declaração, que podemos considerar como principais, que são: a educação é direito de todos, independentemente das diferenças individuais; toda criança que possui dificuldade de aprendizagem pode ser considerada com necessidades educativas especiais; as especificidades dos alunos devem ser o centro do planejamento escolar; o ensino deve ser diversificado e realizado num espaço comum a todas as crianças. Dentre os tópicos citados o que mais chama a atenção é o aluno e suas especificidades como objeto norteador do pensamento escolar.
Mas o que significa educação inclusiva