Teste
INTRODUÇÃO
O Trabalho que vamos iniciar, a partir desta primeira folha, tem sido fruto de experiência pessoal no campo profissional.
Desta forma ao organizar este curso, meu objetivo tem sido procurar transmitir uma metodologia para a orçamentação, planejamento e acompanhamento de custo incorrido em obras com o uso da informática.
Tenho analisado nestes últimos anos, vários sistemas de orçamentos, planejamento e controle de obras, e, não consegui até o momento pelo menos, englobar todas as informações e soluções que envolvam o assunto num único sistema.
Desta forma, me parece que a melhor forma de se identificar à solução para o orçamento, planejamento e controle de obras é um conjunto de sistemas interagindo e que chamaremos Sistemática de Orçamento, Planejamento e Controle de Obra.
Não quero desmerecer de maneira alguma nenhum dos sistemas existentes, muito pelo contrário, cada um vem preenchendo tecnologia sobre o assunto.
Acontece que o assunto é que é complexo e depende muito da forma administrativa e técnica que envolve seu uso.
Embora exista norma técnica (NBR-12721) sobre o assunto ORÇAMENTO, falta ainda muito conhecimento e rotina a respeito para que se possa formar um único algoritmo para sua solução global.
Desta forma ao longo deste trabalho iremos discorrer sobre as diversas soluções obtidas pelos sistemas, muitas vezes se interligando ou completando-se para permitir aquela imagem ainda do futuro de orçamento de obra, de planejamento e do controle de obra, de que ao apertar-se uma tecla irá sair uma listagem que venha a solucionar todas questões da valoração, do planejamento e do controle de obras.
LEVANTAMENTO DE QUANTIDADES
OBJETIVO
Ao recebermos um projeto, será nosso objetivo calcular as medidas lineares, de superfície e de volumes ou , saber em seus serviços , quantos Ml , M2, M3 , Kg e UN estarão decompostos seus elementos.
(1)Genérico
METODOLOGIA
Tendo como base, os