Teste
PLACAS MÃE
A placa-mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes. Pela enorme quantidade de chips, trilhas, capacitores e encaixes, soquetes, dentre outras conexões. Devido a disposição dos componentes integrados ou não na placa mãe geralmente e classificada como ON-BOARD e OFF-BOARD. São chamadas Placas ON-BOARD quando uma placa possui a maioria dos seus dispositivos já integrados à placa-mãe (EX: vídeo, som, rede, controladoras etc..). Placas OFF-BOARD são aquelas que não possuem esses dispositivos integrados a placa principal necessitando portanto de placas extras com esses dispositivos que serão instaladas em seus respectivos SLOTS (PCI, AMR, AGP OU PCI-E)
Hoje em dia é muito difícil ver uma placa TOTALMENTE OFF visto que a maioria já possuem controladoras, som e rede ON-BOARD.
Tipos de placas-mãe
AT
AT é a sigla para Advanced Tecnology.Trata-se de um tipo de placa-mãe já antiga. Seu uso foi constante de 1983 até 1996. Um dos fatores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), é o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador (flat cable, alimentação), dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento. Isso exigia grande habilidade do técnico montador para aproveitar o espaço disponível da melhor maneira. Além disso, o conector de alimentação da fonte AT, que é ligado à placa-mãe, é composto por dois plugs semelhantes (cada um com seis pinos), que devem ser encaixados lado a lado, sendo que os fios de cor preta de cada um devem ficar localizados no meio. Caso esses conectores sejam invertidos e a fonte de alimentação seja ligada, a placa-mãe será fatalmente queimada. Com o padrão AT, é necessário desligar o computador pelo sistema operacional, aguardar um aviso de que o computador já pode ser desligado e clicar no botão "Power" presente na