Teste
O endereço Internet é composto por números de 32 bits, normalmente composto por 4 octetos (em decimal), ex:128.6.4.7.
Há no momento 3 tipos diferentes de endereços. O problema é que o endereço tem que indicar tanto a rede como o host dentro da rede.
Percebeu-se que eventualmente haveriam muitas redes. Muitas delas seriam pequenas, mas provavelmente 24 bits seriam necessários para representar todas essas redes . Sentiu-se também que algumas redes muito grandes iriam precisar de 24 bits para representar todos os seus hosts. Isto representaria um endereço de 48 bits.
Mas os projetistas realmente queriam usar endereços de 32 bits. Então eles adotaram um truque. A suposição é que a maioria das redes serão pequenas. Então eles setaram três diferentes séries de endereços. Endereços começando de 1 até 126 usam somente o primeiro octeto para o número da rede. Os outros três octetos são disponíveis para o número do host. Assim 24 bits estão disponíveis para hosts.
Estes números são usados para redes muito grandes. Mas só pode haver 126 dessas grandes redes. A Arpanet é uma, e há algumas poucas redes comerciais. Mas poucas organizações normais conseguem um desses endereços "classe A".
Para organizações não tão grandes, são usados endereços de "classe B" endereços de classe B usam os dois primeiros octetos para o número da rede. Assim o número da rede vai de 128.1 a 191.254. ( nós evitamos 0 e 255, por razões que veremos abaixo.) Nós também evitamos endereços começando por 127, já que ele é usado por muitos sistemas para propósitos especiais. Os últimos dois octetos são disponíveis para os endereços dos hosts. Isso suporta 64516 computadores, o que seria suficiente para a maior parte das organizações. (É possível pegar mais que um endereço classe B, se um não for suficiente).
Finalmente, endereços classe C usam três octetos para o número da rede, portanto indo de 192.1.1 a 233.254.254. Isto permite somente
254 hosts em cada rede, mas