Teste
MRTG (Multi Router Traffic Grapher)
Criado em C e Perl, largamente utilizado, embora mais comumente utilizado para monitorar tráfego em interfaces de rede, pode monitorar muitas outras variáveis, tais como utilização de HD, temperatura de hardware, uso de processador, etc, , utiliza o SNMP para acessar as variáveis de tráfego nos dispositivos gerenciados e constrói gráficos que representam as variáveis de tráfego do dispositivo gerenciado, que são inseridos em páginas na internet. Os gráficos podem ser de quatro tipos: diário, semanal, mensal e anual.
Além de "free", é relativamente fácil de instalar e configurar, tanto em ambiente Linux como em ambiente Windows. Exemplos dos gráficos:
Graphs for interfaces to GEANT2
(http://www.switch.ch/network/operation/statistics/geant2.html)
Summary
GEANT2 total traffic: CE2-T1/1, CE3-T3/1
Values at last update:
Average bits in: 868.42 Mbits/sec
Average bits out: 3.03 Gbits/sec
Daily graph
1
Weekly graph
Monthly graph
Yearly graph
Instalação e Configuração
A instalação requer três programas:
• Descompactador de arquivos;
• Interpretador Perl (active Perl);
• O próprio MRTG.
A instalação do MRTG não requer a criação de uma pasta, pois a pasta será criada por ele mesmo. Apenas será necessária a criação de uma pasta para a publicação das páginas com os gráficos criados pelo MRTG.
2
Para compor um arquivo de configuração do MRTG existe uma ferramenta chamada cfgmaker que constrói um arquivo cfg e os arquivos html dos itens monitorados. Um exemplo de linha de comando do cfgmaker é: c:\mrtg\bin> perl cfgmaker public@ipaddress
“WorkDir: d:\mrtghtml” exchange.cfg
--global
onde public é a comunidade; ipaddress é o endereço ip do dispositivo a ser gerenciado; global é uma opção para gerar um arquivo de configuração padrão; WorkDir é o diretório onde deverão ser publicados os arquivos html gerados pelo MRTG; exchange.cfg é o