Teste
CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM REDES DE COMPUTADORES
ALUNO
JOÃO PAULO FERREIRA DA SILVA
Trabalho de Sistemas Operacionais - Kernel
Prof. Francisco de Assis Júnior
Palmas, TO
2011
Kernel – É a estrutura de um sistema operacional, é formado por um conjunto de rotinas que são procedimentos que oferecem alguns serviços aos usuários do sistema e suas aplicações, assim com outras rotinas do próprio sistema. Esse sistema de rotinas é chamado de Kernel.
Principais Funcionalidades do Kernel * Tratamento de interrupções; * Criação e eliminação de processos; * Sincronização e comunicação entre processos; * Escalonamento e controle de processos; * Gerencia de memória; * Gerencia do sistema de arquivos; * Operações de Entrada e Saída; * Contabilização e segurança do sistema.
Como utilizar e para que serve Sistemas operacionais com Kernel aberto podem ser compilados conforme a necessidade do usuário, gerando versões com finalidade específica.
O Kernel representa a camada de software, sendo o responsável pelo gerenciamento dos recursos de hardware utilizado. É responsável pelo controle de compartilhamento de hardware evitando conflitos.
Principais comandos
Informações do sistema df - Mostra o espaço livre em disco; du - Mostra o uso do disco; free - Mostra a memória livre do disco; lspci - Lista os dispositivos PCI; pnpdump - Mostra informações sobre os dispositivos ISA; pstree - Mostra a árvore de processos; tload - Imprime um gráfico com os recursos do sistema; vmstat - Mostra as estatísticas da memória virtual.
Configuração do sistema kernelcfg - Interface gráfica para a configuração do Kernel em Sistemas RedHat. linuxconf - Sistema de configurações gerais do RedHat. mouseconfig - Aplicativo RedHat para a configuração do mouse. printtool - Aplicativo do RedHat para a configuração de impressão. quota - Mostra o uso do disco e seus limites. samba -