Teste
( Curso Introdutório)
Versão 0.2a 6 de abril de 2005
Prof. Luís Rodrigo de O. Gonçalves
E-mail:luisrodrigoog@yahoo.com.br Site: http://www.lrodrigo.cjb.net
OBS: partes deste documento foram retiradas de sites, cujas referências se perderam
Prof. Luís Rodrigo de Oliveira Gonçalves – luisrodrigoog@yahoo.com.br – http://www.lrodrigo.cjb.net
Página 1 de 32
Introdução
O uso de estilos nas paginas WEB permite que diferentes atributos possam ser agrupados, nomeados e aplicados a vários elementos, deste modo, a partir de um ponto central, arquivo de estilos, é possível padronizar a aparência de todas as paginas de um site. Uma folha de estilo CSS (folha de estilo em cascata) não e XHTML, mas sim, um conjunto informações sobre a formatação e exibição dos componentes do layout de uma pagina WEB. Ela e um código separado que altera as características da pagina. O CSS deve ser utilizado para liberar do XHTML ou do HTML o peso da responsabilidade da apresentação Existem quatro versões de CSS: CSS Level 1 (CSS1) lançada pelo W3C Consortium em 1996, a CSS-Positioning (CSS-P), que é a segunda versão já permitia o posicionamento dos elementos, CSS Level 2 (CSS2) foi lançada em 1998 e CCS Level 3 (CSS3) que ainda esta sendo desenvolvido.
O CSS possui três tipos de regras: há os seletores XHTML, que especificam como a tag será exibida; as classes, que podem possuir qualquer nome e podem ser aplicados a diversos elementos diferentes; e finalmente o ID que pode ser aplicado a qualquer tag do XHML, mas somente a um elemento da pagina, normalmente utilizado junto com linguagens de script (javascript e vbscript). Uma regra e formada por três partes: o seletor, que identifica a regra; a propriedade que informa o que esta sendo definido; e os valores que são os modificadores das propriedades. Por exemplo:
seletor {propriedade01:valor01;propriedade02:valor02;} #objeto1 { position:absolute;top:10px; } .MinhaClasse { font:bold 12pt times; } p {