Teste
Condicionamento Operante ( São respostas voluntárias, o reforço aumenta a freqüência do aparecimento de uma resposta e que a punição diminui o aparecimento da resposta.
• Reforço aumenta a quantidade de freqüência das respostas porque o reforço é sempre bom é sempre um prêmio.
Esquemas de Reforçamento Skinneriano dentro de condicionamento operante
Esquemas de Reforçamento:
1. Contínuo ( para cada emissão correta da resposta do sujeito, o sujeito emite a resposta correta, condicionada corretamente, imediatamente após ele recebe o reforço que no caso do Rato é a gota d’água. Não tem tempo de espera, por isso à relação é de 1/1 (um para um), ou seja, a emissão de uma reposta correta e um recebimento imediato de um reforço.
2. Intermitente( é todo aquele reforçamento que não vem imediatamente após a emissão da resposta. O tipo de reforçamento intermitente pode ser de 4 formas:
1. Razão: Fala-se em produtividade, da quantidade de respostas que o sujeito tem que emitir, ou o que ele tem que fazer para ganhar o reforço. Ou seja, o sujeito deverá emitir várias vezes uma determinada resposta para ganhar um reforço.
Ex: Um experimentador em um Lab, está condicionando através de um condicionamento operante 2 Ratos de Laboratório. Sendo o 1º rato condicionado em um treino que demorou 35 minutos e em um esquema de reforçamento continuo, onde todas as respostas emitidas corretas eram reforçadas (1/1). O rato B, foi condicionado durante 35 minutos em um esquema de reforçamento intermitente por razão fixa, em uma razão de 2/1. No final do treino:
O rato A bebeu– 150 gotas O rato B bebeu– 150 gotas
Qual dos dois o Rato A ou o B, teve uma maior produtividade em termos de emissão de respostas, ou seja, a produtividade?
R: o rato B teve que pressionar 150 vezes a mais que o rato A, pois a cada 2 vezes que ele pressionava a barra ele ganhava 1 gota de água. Já o rato A, toda vez que apertava a barra