Teste Psicologico
Envelhecimento
O envelhecimento é um processo de desenvolvimento normal, envolvendo alterações neurobiológicas estruturais, funcionais e químicas, também incidem sobre o organismo fatores ambientais e socioculturais, como qualidade e estilo de vida, dieta, sedentarismo e exercício, intimamente ligados ao envelhecimento sadio ou patológico.
O envelhecimento não é um processo unitário e não acontece de modo simultâneo em todo o organismo nem está associado à existência de uma doença. De fato, envolve múltiplos fatores endógenos e exógenos, os quais devem ser considerados de forma integrada, sobretudo, em situações diagnósticas.
Fatores neuropsiquiátricos como depressão e demência estão entre os transtornos médicos que mais comprometem a qualidade de vidados dos idosos. Uma possível explicação é que os idosos substituiriam a clássica reação de “luta e fuga” diante de situações ameaçadoras por uma reação de “congelamento”, baseada na aceitação e contemplação do estímulo, o que daria origem a manifestações depressivas ou psicossomáticas mais do que ansiosas.
As queixa cognitivas mais frequentes são déficit de memória onde se encontram comprometidas: episódica (lembrar-se de um evento pessoal e suas circunstancias), prospectiva (tomar medicação a cada oito horas ou lembrar-se de desligar o forno em meia hora) e operacional (caracterizada pela capacidade de reter e manipular informações por um curto período de tempo).
Idosos podem sofrer um déficit de inibição dos mecanismos para supressão da atividade de informações irrelevantes às tarefas, são eles:
São mais susceptível a distração com informações irrelevantes; Mantêm por mais tempo informações irrelevantes;
Recordam-se mais facilmente de informações que lhes tinha sido sugerido para esquecerem;
Experimentam maior interferência da memória.
O envelhecimento traz como consequência a reorganização global das