Teste de temperamento animal
É um teste utilizado para avaliar o temperamento do filhote e garantir a melhor escolha por parte do novo dono ou do criador que quer indicar o melhor cachorro para cada tipo de dono.
Embora o teste Volhard seja teste de temperamento mais utilizado, podem existir variantes com as mesmas finalidades.
Esta é uma opção em 6 etapas, testada por adestradores que têm dado bons resultados:
1ºTeste: Vir até nós
Coloque o filhote no chão em local desconhecido. Afaste-se aos poucos e agache-se. Chame-o com um tom de voz alegre e de forma afetuosa, batendo palmas (suavemente). Marque a resposta apropriada. – O filhote:
1. Veio prontamente, pulou em você e, talvez, pôs a boca na sua mão ou mordeu-a. 2. Veio prontamente, cauda levantada e subiu no seu colo. 3. Veio prontamente, cauda nivelada ou ligeiramente caída. 4. Veio, mas hesitante, talvez rastejando. 5. Não veio.
2º Teste: Seguir pessoas
Fique em pé e afaste-se do filhote, sem encorajá-lo. Observe sua reação. O filhote:
1. Seguiu você bem de perto, cauda levantada, sacolejando e perseguindo seus pés. 2. Seguiu-o bem de perto, cauda levantada e parou bem perto. 3. Seguiu-o hesitante. 4. Seguiu-o devagar, talvez rastejando. 5. Não seguiu-o
3ºTeste: Buscar objetos
Mostre um papel amassado ou bola de borracha ao filhote. Quando perceber que ele o viu, arremesse-o na frente dele, a uma curta distância. O filhote:
1. Perseguiu o papel rapidamente, trouxe-o de volta, mas ficou brincando sem devolvê-lo. 2. Perseguiu o papel, trouxe-o de volta e permitiu que você o pegasse. 3. Foi atrás hesitante, mas trouxe-o de volta até, pelo menos, parte do caminho. 4. Não foi atrás. 5. Foi atrás do papel, mas desistiu, mudando de direção.
4ºTeste: Adestramento
Fique em pé, com o filhote olhando para você. Com as mãos sobre a cabeça dele amasse um pedaço de papel produzindo um barulho bem perceptível.