Teste de Rorscharch
Instrumento para acessar o Inconsciente, o que o paciente não está conseguindo falar. Na prancha só tem borrão de tinta, tudo o que se vê é o que constitui a pessoa que vê. O teste é projetivo.
Classificação das respostas:
LOCALIZAÇÃO:
Global – G:
- Primárias: respostas construídas a partir da impressão de conjunto da prancha, sem diferenciação prévia de detalhes. Respostas instantâneas e simples.
1.1 Analítica (GPA):
Simples e precisa. Sem análise das partes, nem relacionamento entre elas. Ex: morcego.
1.2 Sincrética (GPS):
Simples e imprecisa. Não possui forma definida. Ex: eu acho que é um morcego.
- Secundárias:
Respostas que consideram as diferentes partes da mancha. Essas partes são percebidas em separado, porém, relacionadas. Ex: duas pessoas.
Detalhe – D: respostas que não englobam a totalidade da mancha.
- Detalhe do detalhe Dd: são respostas que consideram pequenos detalhes, cuja característica básica é a meticulosidade.
- Detalhe oligofrênico Do: são respostas Dd bem vistas, como se o indivíduo percebesse o todo e entrasse em algum processo inibitório que faz com que ele verbalize apenas os detalhes.
Ex: Detalhe – carangueijo Dd – pata Do – pata de um carangueijo
- DBL: são respostas que consideram os detalhes em branco numa inversão de figura e fundo. Indicações: inteligência, criatividade, rebeldia, transgressão. Eu não quero ver só o que você está me mostrando, eu quero ir além. É bom contestar, mas dentro de uma adequação, ser muito DBL é ser uma pessoa perdida, rebelde sem causa, que protesta por protestar.
DETERMINANTE:
Forma F:
Muita ligação com o racional, não entra tanto o movimento, a pulsão. Uma pessoa mais formal, que não quer se arriscar ou se expor. Resposta mais racional, ver o que o outro espera que vc veja. Respostas determinadas exclusivamente pela percepção da mancha. Indicações:
Percentual médio: capacidade de orientação, observação, adaptação a realidade exterior.