Teste de português
1) Assinale a alternativa gramaticalmente correta: a) Tendo encontrado-o, a autoridade o prendeu. b) Poderiam haver mais provas. c) Os policiais não lhe encontraram. d) Imprudentes não o foram as rés. 2) Assinale a alternativa cuja colocação pronominal NÃO está de acordo com o padrão culto: a) Ninguém o conhece na escola. b) Encontrar-te-ei às cinco horas. c) Não deite-se aí. d) Levante-se já! 3) 'O que fazemos
É macaquear
A sintaxe lusíada.'
A palavra, acima destacada, formou-se por: a) derivação sufixal. b) derivação imprópria. c) derivação prefixal. d) composição por justaposição. 4) Leia atentamente o parágrafo abaixo para responder a questão que o segue:
'Era um dia abafadiço e aborrecido. A pobre cidade de São Luís do Maranhão parecia entorpecida pelo calor. Quase se não podia sair à rua: as pedras escaldavam: as vidraças e os lampiões faiscavam ao sol(...)' (Aluísio de Azevedo).
Em relação ao trecho, podemos afirmar que se trata de um parágrafo: a) Narrativo. b) Dissertativo. c) Descritivo. d) Poético - narrativo. 5) A frase inteiramente correta quanto à concordância verbal é: a) Se qualquer um de nós lhes emprestássemos apoio, mereceriam o repúdio de toda a população. b) Por que se permite as cenas de violência, de que estão recheadas a televisão brasileira? c) As pessoas que se vem mostrando satisfeitas com o país são as beneficiárias das medidas que se veio implantando. d) Será que ainda é possível prever as manobras do governo, neste cenário econômico que se caracteriza por tantas incógnitas? 6) Assinale a alternativa correta quanto à concordância: a) Bateu duas horas no relógio da torre. b) É proibida entrada de pessoas estranhas. c) Conserta-se aparelhos de som. d) Lêem-se muitas placas erradas. 7) Assinale a alternativa que contém erro de grafia: a) siso escasso jazer b) oscilar encharcadiço mecheiro c) excesso acerção opressão d)