Teste de memória visual
Com base nas teorias e conceitos da Gestalt iniciamos o presente trabalho, realizado pelas alunas do curso de Psicologia do terceiro semestre, Anna Paula Gazana da Silva, Ingrid Silva Lopes e Nataly Mendes Soares onde elaboramos um teste de memória visual gráfica abordando á Psicologia da Gestalt. Teoria que surgiu na Alemanha na primeira metade do século XX foi desenvolvida por Wertheimer, Kohler e Koffka, sendo estudada e aprimorada por outros grandes nomes.
Atuando principalmente no campo da teoria da forma, com a linguagem, inteligência, memória, motivação, percepção e visual.
A Teoria da Gestalt, em suas análises estruturais, descobriu certas leis que regem a percepção humana das formas, facilitando a compreensão das imagens e idéias.
Essas leis são nada menos que conclusões sobre o comportamento natural do cérebro, quando age no processo de percepção. Os elementos constitutivos são agrupados de acordo com as características que possuem entre si, como semelhança, proximidade e outras.
A Teoria também afirma que não se pode ter conhecimento do todo através das partes, e sim das partes através do todo, que os conjuntos possuem leis próprias e estas regem seus elementos (e não o contrário, como se pensava antes), e que só através da percepção da totalidade é que o cérebro pode de fato perceber, decodificar e assimilar uma imagem ou um conceito.
Metodologia
Com base nessas teorias e conceitos da Gestalt, foi elaborado um jogo da memória com doze cartas, onde utilizamos papel cartão branco, contact rosa, e adesivos com figuras (borboleta, joaninha, pássaros, entre outras), folha de registro contendo algumas informações de cada participante (idade, nível socioeconômico, escolaridade e quantidade de erros dos participantes envolvidos).
Para aplicação do teste, foi feita através de duas etapas:
Tivemos a colaboração de dez participantes (5 mulheres e 5 homens)
1ª Etapa: Envolve a memorização de doze