Teste de lucas
IDENTIFICAÇÃO DE ÁLCOOIS PRIMÁRIOS, SECUNDÁRIOS E TERCIÁRIOS O reativo de Lucas é uma solução de cloreto de zinco em ácido clorídrico concentrado utilizado para a identificação de álcool primário, secundário e terciário, levando em conta a velocidade da reação. A formação do cloreto a partir do álcool é indicada por uma turvação da mistura. Essa turvação aparece imediatamente se o álcool é terciário, demora cerca de cinco minutos no caso de alcoóis secundários e nos alcoóis primários praticamente não aparece. A função do cloreto de zinco no Teste de Lucas é garantir a velocidade maior da reação, portando esse sal age como um catalisador de reações de substituição em alcoóis orgânicos.
Álcool primário n-but
Álcool secundário sec-but
Álcool terciário terc-but
Procedimento Experimental: Foram utilizados 03 tubos de ensaio e fez-se adição do álcool e do reagente de Lucas atentando para o observado. Resultados e discussões: No tubo 1, contendo álcool primário, não houve modificação visual alguma, significa que não ocorre reação de substituição em alcoóis primários. No tubo 2, houve a turbidez da solução, após 10 minutos da adição do Reagente de Lucas, significa que a reação ocorre lentamente. No tubo 3, em que observou-se a nítida mudança de coloração, instantaneamente à adição do Reagente de Lucas, significa que a reação de substituição em alcoóis terciários, ocorre rapidamente.
REAÇÃO DE OXIDAÇÃO
Reação de oxidação baseia-se no aumento do número de Nox dos carbonos hidroxilados.
As reações de oxidação que ocorrem em alcoóis primários acontecem rapidamente devido à presença de dois hidrogênios ligados ao carbono hidroxilado, ou seja, o hidrogênio é um elemento que é fácil de ser retirado, esse fato é explicado pelo efeito indutivo e pela solvatação da base conjugada.
Já os alcoóis