TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DE ÍONS Na+, K+, e NH4+
CAMPUS PATO BRANCO
Curso de Bacharelado em Química
DÉBORA MENDES DE NOVAIS ANTUNES
TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DE ÍONS Na+, K+, e NH4+
PATO BRANCO
2015
Prática 2 – Teste de identificação de íons Na+, K+, e NH4+
Introdução
O teste de chama ou prova da chama, é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2010). Fundamenta-se no princípio de que uma quantidade de energia (em forma de calor) é fornecida a um elemento químico, os elétrons presentes na última camada de valência absorvem essa determinada quantidade de energia e consequentemente vão para uma camada mais energética. Ao final desse processo quando o fornecimento dessa energia é interrompido, esses elétrons chamados de excitados, voltam para o seu estado fundamental, assim, emitem a energia recebida anteriormente em forma de radiação (luz). Essa radiação liberada, em alguns elementos possui comprimentos de onda entre 1014 e 1015 Hz, aproximadamente, emitindo luz visível ao olho humano, em forma de cores. Cada elemento possui uma quantidade única de energia para esse processo acontecer, portanto, podendo ser identificado conforme a coloração da luz emitida. (SARDELLA, 1992)
Como não existe um reagente comum para os cátions do grupo 3 (Magnésio, Sódio , Potássio e Amônio) utilizam-se reações especiais (NH4+) ou testes de chama (Na+, K+ ) para identificá-los. (VOGEL, A., 1981)
RESULTADOS E DISCUSSÕES
No primeiro experimento, foi utilizado o teste de chama para para identificar os íons sódio e potássio.
Cloreto de Sódio: Em contato com a chama não luminosa do bico de Bunsen obteve-se uma coloração amarelo intenso, o resultado obitido esta de acordo com VOGEL.
A equação abaixo descreve a reação:
4NaCl(s) + O2(g) 2Na2O(s) + 2Cl2(g)
Cloreto de Potássio: Em contato com a chama não luminosa do bico de Bunsen