Teste de Germinação
Método
Inicialmente, todos os utensílios usados no teste de germinação devem ser limpos com álcool a 70% para evitar a ocorrência de contaminação no teste. Os substratos devem ser guardados em local seco, arejado e protegido de pó.
As sementes de café a serem utilizadas no teste de germinação devem ser tomadas ao acaso. Deste modo, não deve haver escolha de sementes para não causar resultados tendenciosos.
Padronizou-se a semeadura de quatro repetições de 50 sementes. Portanto, em cada lote serão usadas 200 sementes de café sem casca.
Para realizar a semeadura são utilizadas folhas de papel, sendo que estas devem estar umedecidas com uma quantidade de água apropriada para que a semente inicie a germinação e se desenvolva normalmente.
Nesta etapa, existe um cálculo da quantidade de água usada para umedecer o substrato. Considera-se o peso total do substrato a ser utilizado no teste e multiplica-se esse valor por 2,5. O resultado obtido fornece a quantidade em volume de água destilada (mL) usada para umedecê-lo (Figura 1).
Figura 1: Folhas umedecidas
Depois de descascadas, as sementes são colocadas para germinar sobre duas folhas de papel umedecido. É necessário usar um espaçamento entre elas de 2,5 a 3,5 cm (Figura 2).
Figura 2: Espaçamento entre as sementes
Em seguida, as sementes são cobertas por uma folha. Depois disso é feita uma dobradura simultaneamente nas três folhas na parte de baixo e na lateral do papel (Figura 3), aonde irá se iniciar o embrulho na forma de rolo. Essa dobra tem o intuito de evitar que as sementes saiam do papel no momento em que estiver sendo feito o embrulho.
Figura 3: Dobras no substrato
Os quatro rolos de semeadura do mesmo lote precisam ficar juntos para serem envolvidos com uma folha na parte inferior (Figura 4) e outra na parte superior (Figura 5) – touca. No total serão usadas 12 folhas para os rolos e mais 2 folhas para a finalização.
Figura 4: Folhas envolvendo a parte