Teste de chama
Engenharia Ambiental
Química I
Profª: Ana Claudia André
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
Relatório referente à aula prática realizada em laboratório, submetidas à disciplina de Química I, sob orientação da professora Ana Claudia como um dos requisitos para a 1ª medida de eficiência.
Maceió – AL
Setembro de 2011
Faculdade Integrada Tiradentes – FITs
Engenharia Ambiental
Química I
Grupo:
Teste de Chama
Maceió – AL
Setembro de 2011
Introdução Teórica
Uma das mais importantes propriedades dos elétrons é que suas energias são "quantizadas", isto é, um elétron ocupa sempre um nível energético bem definido e não um valor qualquer de energia. Se, no entanto um elétron for submetido a uma fonte de energia adequada (calor, luz, etc.), pode sofrer uma mudança de um nível mais baixo para outro de energia mais alto (excitação). O estado excitado é um estado metal-estável (de curtíssima duração) e, portanto, o elétron retorna imediatamente ao seu estado fundamental. A energia ganha durante a excitação é então emitida na forma de radiação visível do espectro eletromagnético que o olho humano é capaz de detectar. Como o elemento emite uma radiação característica, ela pode ser usada como método analítico. Em geral, os metais, sobretudo os alcalinos e alcalinos terrosos são os elementos cujos elétrons exigem menor energia para serem excitados. A partir do Modelo Atômico de Bohr, ficou estabelecido que os átomos possuem regiões específicas disponíveis para acomodar seus elétrons – as chamadas camadas eletrônicas.
Os postulados de Bohr Usando os conceitos quânticos desenvolvidos para a luz, Bohr propõe os seguintes postulados para o átomo:
- O elétron move-se em órbitas circulares em torno do núcleo do átomo;
- A energia total de um elétron (potencial + cinética) não pode