Teste de Chama
Competências/ Habilidades:
Manusear o bico de Bunsen com os tipos de chama redutora e oxidante;
Solubilização de sais de metais alcalinos e alcalinos terrosos;
Cuidados e manuseio de ácido clorídrico concentrado.
Teoria:
O teste de chama ou prova da chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.
Baseia-se no fato de que quando uma certa quantidade de energia é formada a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de um estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, emite uma quantidade de energia radiante, igual àquela absorvida, cujo comprimento de onda é característico do elemento e da mudança do nível eletrônico de energia. Assim, a luz de um comprimento de onda particular ou cor, é utilizado para identificar o referido elemento.
A temperatura da chama do bico de Bünsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama.
Através da observação das cores produzidas na chama do bico de Bunsen, durante o aquecimento de certas substâncias e comparando-as com as cores da chama produzidas durante o aquecimento de substâncias conhecidas, de acordo com o quadro abaixo, é possível uma identificação da amostra utilizada pois existe uma correspondência entre a cor da chama e os componentes da substância aquecida.
Elemento químico
Cor da chama
Sódio
Amarelo
Potássio
Violeta
Sódio + potássio
Amarelo - laranja