Teste de chama
O teste de chama é utilizado para determinar os cátions pela coloração da luz emitida. Uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama (GRACETTO; HIOKA; FILHO, 2006).
O ponto de fusão de um sólido é a temperatura na qual a fase sólida e a fase líquida estão em equilíbrio. A temperatura mantém-se constante durante todo o processo de fusão; a energia cedida ao sistema durante a fusão é utilizada para romper as ligações intermoleculares que mantém as moléculas organizadas no cristal. As substâncias puras tem a mudança de estado bem definida, a temperatura permanece constante desde o primeiro momento em que se observa a degradação dos cristais até o momento em que a amostra se torna completamente líquida. Já uma pequena quantidade de impurezas na amostra é suficiente para diminuir o ponto de fusão e aumentar seu intervalo de fusão. O ponto de fusão é uma importante ferramenta para definir a pureza do composto (CASTRO,2013).
2. OBJETIVO
Observar a cor da chama associada à presença de alguns íons metálicos já conhecidos e determinação do ponto de fusão do ácido benzóico.
3. MATERIAIS
3.1 TESTE DE CHAMA
• Tubos de ensaio;