TESTE DE CHAMA
Relatório de aula prática:
Teste de chama
Disciplina: Química geral
Biomedicina – 1°semestre B
Docente: Ricardo Mota
Integrantes do grupo:
Débora Dias
Ingrid Menezes
Thamires Reis
Setembro – 2014
1- Introdução:
O teste, muito conhecido na área da física e da química e utilizado no controle e pesquisas, trata-se de uma técnica bastante simples de espectroscopia que visa à análise qualitativa de cátions presentes nas amostras levadas ao contato com a chama. O método se baseia no espectro de emissão característico que cada elemento emite ao receber energia.
O estudo utilizou algumas amostras relacionar as cores observadas no interior da chama com uma tabela padrão de cores para os sais presentes nas amostras, utilizando um cadinho que pode ser colocado diretamente com a chama.
2- Objetivos:
Caracterizar os elementos químicos através dos espectros de emissão e relacionar a cor da chama obtida pelo aquecimento das soluções, com as mudanças de níveis energéticos do átomo, como descrito pela teoria de Bohr.
3- Procedimento experimental 1- Formar uma bola de algodão relativamente pequena.
2- Adicionar com a ajuda de uma espátula a mistura com água destilada e alguns tipos de sais (NaCl , KCl e CUSO4 ) separadamente em uma Placa de Petri.
3-Em seguida, no cadinho, inserir um pouco de álcool etílico e o algodão embebedado com os respectivos sais.
4- Proceder à combustão do composto usando um fósforo para acender o algodão. De preferência realizar num local escuro para observar a chama com maior nitidez.
4- Resultado:
Sal Sólido
Coloração
Observação
NaCl
Laranja
Observamos que a colocação predominante foi a cor laranja.
KCl
Lilás
Vimos que possuía duas cores, porém a que mais predominava era o lilás.
CUSO4
Verde