Teste de Chama
Relatório de Pratica em Laboratório
JOINVILLE/SC
OUTUBRO/2013
Introdução
O teste de chamas é um experimento realizado principalmente ao se estudar o conceito do modelo atômico de Rutherford-Böhr, pois foi por meio desse modelo que se introduziu o conceito de transição eletrônica. Através desse experimento é possível identificar o elemento que está presente no composto através da cor apresentada pela chama.
Relatório
Materiais utilizados na pratica:
Alça de Platina;
Vidro de Relógio;
Ácido Clorídrico (HCl, diluído em 1 ml de ácido para 1 ml de água);
Bico de Bunsen.
Equipamento de segurança:
Óculos de Segurança;
Calçado Fechado;
Jaleco.
Aplicação:
Em laboratório são usados os testes de chama como técnicas rudimentares para a identificação de amostras de composição desconhecida. Com os princípios e resultados verificados nesta experiência, são possíveis diversas aplicações, como por exemplo os fogos de artifício e as lâmpadas fluorescentes, baseados no mesmo conceito : os íons metálicos quando são excitados (por exemplo: fornecimento de calor), emitindo radiações com diferentes comprimentos de onda.
Pratica
Para realizar essa experiência você deve higienizar sua alça de platina com o composto HCL (ácido clorídrico) + H2O (água), diluído em 1ml para 1ml; após lavar a haste você deve seca-lá com papel toalha para que não reste nenhum resíduo de HCl na haste, caso contrario poderá haver interferência no resultado.
Fig. 1 Modelo de alça de platina.
Após deve-se acender o bico de bunsen, você deve fechar a entrada de ar, após nos abrimos a válvula de gás e acendemos com um isqueiro ou fósforo. Para regular a intensidade da chama você deve abrir aos poucos a entrada de ar até obter o tamanho de chama necessário para sua experiência.
Fig. 2 Modelo de bico de bunsen e seu funcionamento.
Os elementos utilizados na experiência ( nesse caso os sais )