teste de apercepção temática
1 Transformação da língua e dos costumes
A língua é uma das estruturas referenciais de uma nação. E este é o argumento defendido pelos mais ortodoxos amantes da língua portuguesa no sentido de serem totalmente contra quaisquer alterações.
Recentemente, uma corrente contemporânea de visão modernista propôs certas modificações na língua, como a supressão do trema e acentos entre outras...o fato gerou enorme polêmica e não teve um final satisfatório para aquela corrente mais tradicional. Enquanto isso, alheio aos debates, e em um mundo paralelo à Academia Brasileira de Letras e aos grandes intelectuais e defensores da intocável célula mater, vivemos uma realidade bastante distinta com um índice de semi-analfabetismo e analfabetismo completo, estratosférico e sem perspectivas de erradicação a curto ou médio prazo.
Entre estes dois pólos tão opostos, incidentalmente, e concomitante à disponibilização da internet aos cidadãos, surgiu uma nova forma de utilização da língua. Alguns preferem dizer que esta é uma outra forma de deturpação da língua; já na visão de outros, uma forma mais pratica, rápida e perfeita de comunicação para a exigência dos dias de hoje – a comunicação virtual.
A comunicação virtual, em geral, não precisa ser escrita da mesma forma que a escrita expressa e formal. E não é. Abreviações são feitas a todo instante, os acentos não existem e não combinam com a nova didática, novas expressões e palavras são criadas e termos informais criaram raízes tão fortes, e em espaço de tempo tão curto, que a própria língua mãe, hoje já não é mais absoluta nem em sua essência, tão pouco entre seus usuários. Estes se sentem extremamente confortáveis em uma forma de expressão que parece cada vez mais vislumbrar a longevidade.
A língua portuguesa não foi a única a sofrer alterações no mundo virtual, visto que esse estilo de comunicação ganhou aderência global, e em todas as classes sociais. Quem pensa que essa linguagem