Teste de anions
Para a identificação de íons de fizemos um primeiro teste usando Ácido Sulfúrico concentrado. Com a adição do Ácido Sulfúrico concentrado ocorreu uma decomposição considerável do cloreto, observou-se um gás incolor. Usamos um papel tornassol azul e o mesmo mudou para vermelho, assim provando ter a presença de , ocorre como a reação abaixo:
Para termos uma maior certeza fizemos um segundo teste usando íons de .
Colocamos a amostra desconhecida em um tubo de ensaio e adicionamos ácido nítrico para termos uma solução ácida, inserimos algumas gotas de nitrato de prata houve de imediato a formação de um precipitado branco (reação 1). Centrifugamos e desprezamos o precipitado e dissolvemos o mesmo com hidróxido de amônio (reação 2). Acidulamos a solução com ácido nítrico e observamos a formação do precipitado. Isso prova novamente a presença de .
Teste para íons de
Para o teste de colocamos a amostra desconhecida em um tubo de ensaio, adicionamos ácido clorídrico com algumas gotas de Nitrato de Bário e observamos se uma formação de precipitado, o que não ocorreu.
Não formando um precipitado branco, repetimos o procedimento novamente com , pela adição de (, ao nitrato de bário. A reação envolvida neste teste é a seguinte:
Observamos o tubo e nenhum precipitado foi formado, caracterizando não ter na amostra desconhecida.
Teste de ìons
Em um tubo de ensaio colocamos nossa amostra desconhecida e adicionamos algumas gotas de ácido sulfúrico concentrado.
Levamos ao fogo cuidadosamente e sentimos um odor de vinagre ao gás incolor desprendido, caracterizando ter íons acetato na amostra.
Para termos a certeza da presença de acetato, fizemos uma reação com íons ferro III.
Adicionamos algumas gotas de Fe(No3)3 na amostra desconhecida, observamos uma coloração vermelha, mostrado na reação abaixo:
Após aquecido o tubo obteve-se um precipitado de cor marrom-avermelhado , provando novamente pelo segundo teste positivo a existência do íon