Teste da chama
Objetivos :
- Verificar a coloração da chama obtida pelo aquecimento de distintos sais e relacionar esse fenômeno com o modelo atômico adequado.
Matérias e Reagentes :
- Espátula
- Bastão de Madeira.
- Bico de Bunsen
- Os sais do experimento
Procedimento :
- Colocamos uma pequena quantidade de um dos sais no arame preso as bastão de madeira e levamos à chama do bico de Bunsen.
- Depois limpamos o metal em solução de ácido clorídrico (HCl) sempre que mudarmos o sal.
- Repetimos os procedimentos com os outros sais a serem utilizados.
Resultados :
Sal adicionado > Cor da chama Observada
NaCl Amarelo alajanrado
CaCl² Laranja avermelhado
CuSO4 Verde
KCl Lilás
PB(NO³)² Branco
CuCl² Azul esverdeado
O teste da chama baseia-se no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico ( no caso da chama, a energia em forma de calor) , alguns elétrons da camada de Valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, ficando em “estado excitado”.Quando um desses elétrons excitados retornam ao estado fundamental, ele libera a energia previamente recebida em forma de radiação. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do ‘espectrovisível’ , ou seja, o olho humano é capaz de enxergar-las através das cores.
- A temperatura da chama do bico de Bunsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama.
Conclusão:
O objetivo foi atingido, pois pudermos observar as cores da chama mudar a cada sal que ‘aquecemos’ na chama do bico de