Teste da chama
1.1 OBJETIVO: identificar as cores de todas as soluções de sais dos metais através do teste de chamas, onde ocorre mudança dos níveis energéticos do átomo.
1.2 FUNDAMENTOS TEORICOS:
METANOL :O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico com fórmula química CH3OH. Líquido, inflamável, possui chama invisível, fundindo-se a cerca de -98 °C.
ETANOL :O etanol (CH3 CH2OH ou H6OC2), também chamado álcool etílico e, na linguagem corrente, simplesmente álcool. O etanol é o mais comum dos alcoóis. Os alcoois são compostos que têm grupos hidroxilo ligados a átomos de carbono sp3. Podem ser vistos como derivados orgânicos da água em que um dos hidrogênios foi substituído por um grupo orgânico.
ISOPROPILICO: Álcool isopropílico e isopropanol são as denominações usuais para o propan-2-ol, uma substância química incolor e de forte odor. É representado pela fórmula química C3H8O (H3C - HCOH-CH3), sendo o mais simples exemplo de um álcool secundário. É isômero de posição do propanol ou n-propanol. O álcool isopropilico é um liquido transparente e incolor, solúvel em água, volátil, altamente inflamável. Levemente tóxico se ingerido ou absorvido pela pele, podendo causar lesões na córnea.
BUTILICO: Butanol é um álcool, por isso também chamado popularmente de álcool butílico, com quatro átomos de carbono em sua cadeia molecular, representado por C4H10O. É utilizado com solvente e combustível.
É conhecido como álcool butílico, 1-butanol ou n-butanol. É um líquido claro, com cheiro sufocante, não residual, solúvel em etanol, metanol e outros solventes orgânicos. É pouco solúvel em água.