Teste da Chama
Introdução
Sabe-se que a luz é composta por radiações eletromagnéticas, um tipo de onda formada por um campo elétrico e outro magnético. As oscilações entre o campo magnético e o campo elétrico, originam duas características da onda: comprimento ( e frequência (, que são inversamente proporcionais entre si.
Figura. Relação entre comprimento e frequência de uma onda. Enxergamos cores diferentes porque nossos olhos respondem diferentemente a cada freqüência das ondas luz. A faixa de freqüências visíveis ao olho humano é chamada de espectro da luz visível.
Figura. Espectro de luz visível.
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAl2oAF/teste-chama-transicao-cores
Cientistas como Isaac Newton, que no século XVII dedicou- se ao estudo do espectro da luz solar; contribuíram para o posterior desenvolvimento dos estudos acerca das ondas. Marx Planck, físico alemão, propôs em 1900 uma relação entre a energia liberada ou absorvida pelos átomos de um corpo aquecido e a freqüência da onda eletromagnética. A teoria criada por Planck proporcionou uma revolução nos conhecimentos da física e química, seu trabalho serviu como ponto de partida para diversos estudos, como o do efeito fotoelétrico, de Albert Einstein.
Figura. Relação entre a energia e a frequência de uma onda.
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAl2oAF/teste-chama-transicao-cores
O modelo atômico de Niels Bohr, a partir da teoria de Planck possibilitou caracterizar o elétron não só como partícula, mas como tendo também comportamento ondulatório.
Bohr a partir de uma serie de postulados definiu que o elétron possui um estado de energia fundamental, sendo este estável, e um estado excitado, onde é preciso absorver energia para saltar de um nível para outro mais energético. Já quando um elétron passa para um nível energético inferior, ele libera energia na forma de ondas eletromagnéticas. A radiação liberada pelos elementos possui comprimento de