TESTE DA CHAMA
O teste de chama baseia-se no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, emite uma quantidade de energia radiante, igual àquela absorvida, cujo comprimento de onda é característico do elemento e da mudança do nível eletrônico de energia. Assim, a luz de um comprimento de onda particular ou cor, é utilizada para identificar o referido elemento. (BACCAN, 1988)
A temperatura da chama do bico de Bunsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornar ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama. Tal procedimento é denominado de teste da chama.(BACCAN, 1988)
MATERIAIS E REAGENTES
- Bastão de vidro;
- Tubos de ensaio;
- Bico de Bunsen;
Soluções de:
- Cloreto de Sódio (NaCl)
- Cloreto de Potássio (KCl)
- Cloreto de Cálcio (CaCl)
- Sulfato de Cobre II (CuSO4)
.
RESULTADOS
A solução de cloreto de cálcio apresentou uma cor vermelha, o cloreto cúprico apresentou cor verde alaranjado, o cloreto de sódio apresentou cor amarela e o cloreto de potássio apresentou cor lilás.
Cloreto de Sódio Sódio (Na) Amarelo intenso
Cloreto de Potássio(KCl) Potássio (K) Lilás(violeta)
Cloreto Cálcio (CaCl) Cálcio (Ca) Laranja-avermelhado cloretocúprico Verde Amarelado
NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO: Em um laboratório de química, é primordial que o aluno assuma uma postura cuidadosa e responsável durante as experiências. Estes cuidados têm o objetivo não só de evitar acidentes, como também de diminuir o gasto dos reagentes, geralmente muito caros. Não se deve ter medo de se manusear os reagentes, vidrarias ou