Teste da chama
A análise de cátions é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem uma substância. A resolução destes problemas está no domínio da Análise Química Qualitativa. (Feltre, Ricardo, 2004)
O experimento denominado “ensaio de chama” ou “Teste da chama”, realizado em laboratório, foi usado para identificar os cátions de algumas substâncias. Isso se deve ao fato de que, em contato com a chama do bico de Bunsen, essas substâncias emitem uma coloração, esse comportamento é em função da presença do cátion. Podendo ser observada a olho nu. Essa luz tem o comprimento de onda de uma determinada cor, a depender do cátion da substância. Sendo assim, cada elemento químico apresenta seu espectro característico emitindo a mesma tonalidade de cor, mas não exatamente a mesma cor.
2. OBJETIVOS:
Verificar a emissão de luz visível de acordo com o aquecimento de certas substâncias, bem como fixar as zonas dentro da chama do Bico de Bünchen.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 - Materiais e Reagentes
- Tubos de ensaios 10x1
- Banho Maria
- Grade para tubo de ensaio
- Pisseta com Água destilada
- Bico de Bunsen
- Fio de níquel-cromo
- Pipeta Pasteur
- Centrifuga
- Capela
- Ácido Acético 6M
- Acetato de Sódio 6M
- Dicromato de Potássio 0,2M
- Ácido Clorídrico concentrado
- Oxalato de Amômio
3.2 - Métodos
Foram adicionadas 10 gotas da solução e analisada em tubo de ensaio.
Reação com dicromato de potássio, K2Cr2O7
No tubo de ensaio com a solução problema foi adicionada 5 gotas de ácido acético 6M, mais 5 gotas de acetato de sódio 6M e 10 gotas de dicromato de potássio 0,2 M e agitou-se a solução. Depois foi aquecida em banho Maria, centrifugada depois foi verificado se a precipitação foi completa. Após a centrifugação quantitativa, centrifugou-se e foi separado o sobrenadante por decantação em outro tubo de ensaio.
O precipitado foi lavado 3 vezes com água destilada atingindo a cor amarelo esbranquiçado,