Teste da chama - laboratório de química
CAMPUS PAULO AFONSO
TESTE DA CHAMA
Paulo Afonso, Bahia
27 de abril de 2012
CLEWERTON PEREIRA DE LIMA
TESTE DA CHAMA
Paulo Afonso - Bahia
27 de abril de 2012
RESUMO
O relatório de experimento a ser apresentado mostrará o comportamento da coloração de uma chama quando alguns elementos metálicos são colocados para serem queimado nela. Poderão ser observados também, alguns fatores que podem interferir na realização do experimento.
INTRODUÇÃO
Alguns elementos metálicos, quando submetidos a certas temperaturas, emprestam à chama colorações diferentes. E para melhor aprendizado no que se diz respeito ao estudo da chama, foi elaborado um experimento que tem por título: Teste da Chama. Nele, será possível verificar essas colorações e perceber que a temperatura na chama varia, aumentando desde a base até a parte mais distante da base.
OBJETIVO
• Verificar e se familiarizar com as cores que alguns elementos metálicos emprestam à chama em determinadas temperaturas.
MATERIAIS
* Alça de Platina
* Reagentes
* béqueres
EQUIPAMENTOS
* Capela
* O bico de Bunsen, fonte de calor mais utilizado no laboratório, foi substituído por uma vidraria com álcool.
REAGENTES
* Potássio (K+)
* Bário (Ba 2+)
* Cálcio (Ca 2+)
* Sódio (Na+)
* Lítio (Li+)
* Ácido clorídrico (HCl)
* Água (H2O)
* PROCEDIMENTOS
1. Verificar se a alça de platina está perfeitamente limpa. Caso contrário, limpá-la imergindo-a em HCl concentrado e levando-a à chama até não haver mais formação de cor. Repita essa operação quantas vezes forem necessárias.
2. Em seguida, umedecer a alça de platina em HCl concentrado, isento de contaminação, tocar na amostra devidamente pulverizada e levar à base da chama. Caso não haja