Tessalonicenses
A Bíblia tem diversas cartas (ou epístolas) e aquelas cartas que são respostas a outras cartas enviadas no dão uma clareza bem maior do contexto em que foi escrito, por exemplo
Alô Pedro, bom dia.
Ah você já chegou?
Eu já estou na igreja, estou pregando.
Até mais, tchau.
Sabendo desse processo, somos motivados a entender a segunda carta aos tessalonicenses agregando diversas outras informações que não estão contidas no texto bíblico, no entanto, são adições possíveis as entrelinhas da epístola.
Na busca por essas informações, nosso objetivo é entender em que contexto Paulo escreveu a 2ª carta aos Tessalonicences, mais especificamente os dois primeiros versos do capítulo 2 (II Ts 2:1 e 2).
Ao que parece é que Paulo escreve a segunda carta aos Tessalonicenses com vários objetivos, inclusive, corrigir um problema que, indiretamente, ele mesmo tenha causado, afinal, alguns membros da igreja estavam criando uma situação embaraçosa pois, acreditando na iminente volta de Jesus, haviam parado de trabalhar com a intenção de “se preparar” para o recebimento do reino da glória – o que causava discussões e intromissão na vida alheia.
O fato é que as palavras do apóstolo em I Tessalonicenses 4:15 podem ser entendidas como: aqueles que ouvissem aquelas palavras (os vivos) permaneceriam vivos até volta do Senhor. A dupla interpretação causou uma confusão na igreja de Tessalônica e alguns até deixaram de trabalhar para “se preparar” para o recebimento iminente do Dia do Senhor. Os que pensavam assim, se baseavam em outros fatos do tipo: a epístola devia ser lida a TODOS os irmãos (1 Ts 5:27); a admoestação iminente (1 Ts 5:23); a desnecessária identificação do dia (1 Ts 5:1, 2, 4)
Por outro lado, aqueles que acreditavam que as palavras do apóstolo se referiam a algum dia no futuro