Tesp
Curva analítica do Ferro e determinação de ferro em uma amostra de sulfato ferroso
-Preparo das soluções padrões
A partir da solução estoque 50 mg Fe L-1 preparou-se por diluição, soluções contendo as seguintes concentrações finais de Fe II : 1; 2; 3; 4; 5 mg/L em balão volumétrico de 50 mL.Sendo que para a solução de 4mg de Fe L-1 foi utilizado um balão de 25mL.
Em cada balão, antes de acertar o menisco, foi adicionado 4 mL da solução de ácido ascórbico, 2 mL da solução de fenantrolina e 10 mL tampão de acetato.E deixou repousar por 20 minutos.
Foi preparado também um branco, isto é, uma solução contendo todos os reagentes adicionados menos o Fe II.
-Construção da curva analítica
Foi obtido os valores de absorbância para cada uma das soluções de Fe II no comprimento de onda 510 nm utilizando como branco uma solução contendo todos os reagentes adicionados menos o Fe II.
Foi feito 6 medidas sucessivas do valor de absorbância para o branco.Para isso, foi removido a cubeta no espectrofotômetro descartando a solução e recolocando outra para cada medida realizada.
Em seguida, calculou-se o desvio padrão das 6 medidas do branco e o limite de detecção para essa técnica.
-Amostra : Determinação de Fe II em medicamento
Foi fornecido um medicamento na forma líquida contendo segundo o fabricante, 25 mg/mL de FeSO4 ( a cada 10mL do xarope contem 250 mg de sulfato ferroso que equivale a 50 mg de Fe).
Mediu-se em uma pipeta volumétrica, um volume da amostra suficiente para preparar 100 mL de uma solução cuja concentração final de ferro seja aproximadamente 100 mg/L.
A partir desta mistura preparou-se uma solução de ferro cuja concentração final estava compreendida dentro da faixa de concentração empregada para a construção da curva de calibração. Adicionou-se as soluções de ácido ascórbico, 1,10-fenantrolina e tampão e de forma que as concentrações finais destes reagentes fossem as mesmas daquelas utilizadas na preparação dos padrões.