Tesouro
Rentabilidade Segurança Comodidade Diversidade Baixo risco
TesouroDireto.indd 1
2/21/11 3:30 PM
1
Conheça o Tesouro Direto
Criado pelo Tesouro Nacional em 2002, em parceria com a BM&FBOVESPA, o Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas, pela Internet.
Títulos públicos são ativos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional com a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública, bem como para financiar investimentos do governo federal em áreas como educação, saúde e infra-estrutura.
Isto é Tesouro Direto u Democratização dos títulos públicos. u Alternativa
de aplicação financeira, com rentabilidade e segurança. transparência para o pequeno investidor, ao permitir acesso a informações sobre a administração da Dívida Pública Federal brasileira.
u Incentivo à poupança de longo prazo. u Mais
Antes do Tesouro Direto, o pequeno investidor só podia comprar títulos públicos por meio da aquisição de cotas de fundos de investimento. Nesse caso, as instituições financeiras atuavam como intermediárias do negócio.
No Tesouro Direto, o investidor pode comprar diretamente os títulos que desejar, com redução do custo de intermediação.
Para adquirir títulos públicos no Tesouro Direto, o investidor deve primeiramente cadastrar-se em um agente de custódia habilitado (bancos e corretoras), conforme lista disponível em www.tesourodireto.gov. br, e aguardar o recebimento de senha para realizar as negociações diretamente na Internet, sem a necessidade de intermediação.
Agentes de custódia são instituições financeiras responsáveis pela guarda dos ativos (ações ou outros títulos) adquiridos pelos investidores. Quando um investidor compra ações ou outros títulos na Bolsa, estes ficam guardados em uma conta de custódia aberta em seu nome pelo agente de custódia, que é semelhante a uma conta corrente, mas, em vez de guardar dinheiro, guarda títulos.
O investidor deve pesquisar e se