Tesouraria
Tesouraria, palavra que vem do latim thesaurus: tesouro, acúmulo de coisas valor assim como no grego thesaurus: lugar de guarda de bens, tesouro. Também é onde trabalha o tesoureiro, aquele que cuida da riqueza. Uma tesouraria é o órgão de uma entidade encarregada da contabilidade e do armazenamento do dinheiro, chamado de caixa ou capital. Em caso de entidades governamentais costuma receber o nome de tesouro. Nas corporações é comumente conhecido como Financeiro, Contas a Pagar ou Contas a receber por exemplo.
2. TÉCNICAS DE GESTÃO DE TESOURARIA
2.1 Funções e atividades de tesouraria
A Tesouraria é umas das áreas mais importantes de uma empresa, pois, praticamente, todos os recursos financeiros que giram na empresa transitam por ela. A Tesouraria de empresa não financeira, por ser uma área de apoio a unidades de negócios, não tem como finalidade a geração de lucro, mas pode ser estruturada de forma a agregar valores e contribuir substancialmente para geração de lucro, com a viabilização econômica de projetos, obtenção de recursos a custos adequados, maximização de rentabilidade das aplicações financeiras etc.
De modo geral, pode-se dizer que a finalidade básica da Tesouraria é: assegurar os recursos e instrumentos financeiros necessários para a manutenção e viabilização dos negócios da empresa.
A seguir, estão relacionadas as principais funções de Tesouraria, seguidas das respectivas atividades.
2.2 Funções de Tesouraria e respectivas atividades
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Elaborar projeção de fluxo de caixa
Analisar estrutura de capital e propor alternativas de financiamento
Estabelecer política de aplicação financeira
Estabelecer política de financiamento de capital de giro
ADMINISTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA
Controlar os recursos disponíveis em bancos e em caixa
Elaborar e analisar a Demonstração do Fluxo de Caixa Realizado
Fazer conciliação bancária
Planejar e executar ações para suprir insuficiências de caixa
Planejar e