Tesouraria - organização e controlo
As causas da desorganização numa tesouraria podem ser internas, externas ou uma combinação dessas duas. As principais causas internas de desorganização numa tesouraria são as seguintes: 1) Deficiência no processo de informatização. Neste caso podemos ter a tesouraria usando processos manuais no lugar de processos informatizados, mas também pode acontecer o contrário. Há também o caso em que a informatização foi feita, porém de modo inapropriado. No caso de implantação de sistemas corporativos integrados (também denominados ERP’s), às vezes é necessária uma mudança nos padrões de operação da empresa, o que acaba não acontecendo e frustrando a obtenção dos resultados desejados com o novo e caro sistema.
2) Pessoal de tesouraria com perfil inadequado para a função. Com frequência encontramos pessoas trabalhando na tesouraria e que dizem ter “caído de pára-quedas” lá, dado que não tiveram o necessário preparo para fazer o trabalho. Outra situação frequente é a da tesouraria que têm pessoas que aprenderam fazendo, mas que carecem de reciclagem ou mesmo de formação apropriada.
3) Falta de planejamento e controle nos processos de contas a pagar e receber. Mudanças repentinas no esquema de pagamento e recebimento, por decisões de última hora dos sócios ou