Teses de defesa e acusação referente ao livro “caso dos exploradores de cavernas”
Gabriela Mattos
Isabela Barreto
Juma Aguiar
Kléber Amaral
Natália Lopes
Richard Lacrose
Vitor Marques
éTICA E CIDADANIA NO CONTEXTO DA POLIS
Salvador
2013
ANDRÉA RAMOS
JONEI PASSOS
JEAN MONTEZUMA
KARINA MATOS
KLEBER AMARAL
MARYANA MARTINS
TESES DE DEFESA E ACUSAÇÃO referente ao LIVRO “CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS”
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Teologia, do curso de Direito da Universidade Católica do Salvador – UCSAL, ministrada pelo professor Ruy Sergio Deiro da Paixão.
Salvador
2013
RESUMO
O Caso dos Exploradores de Cavernas trata da história de quatro indivíduos acusados de assassinar Roger Whetmore. Todos pertencentes a uma denominada “sociedade Espeleológica”, de natureza amadorística, que tinha como objetivo a exploração de cavernas.
O fato se deu devido à obstrução da única saída da caverna onde estavam. A dificuldade no resgate, que perdurou trinta e dois dias para ser completado e a escassez dos alimentos, fez com que tomassem essa decisão drástica de sortear qual, entre os integrantes, seria morto para servir de alimento para os demais até serem resgatados.
TESE DE ACUSAÇÃO
É perfeitamente claro que estes homens praticaram um ato que viola a expressa disposição literal da lei, prevista no Art. 121 do CP, o qual tipifica a conduta de matar a outrem como homicídio.
É inadmissível que uma vida de um cidadão de bem seja ceifada, de maneira tão “fria” através da sorte, ao utilizar um jogo de dados como o inquisidor. Se é que isso realmente aconteceu como foi testemunhado pelos réus. Assim, faz-se pensar a possibilidade desses acusados terem premeditado, desde o início, para que Whetmore fosse morto a fim de servir de alimento, seja por questões de afinidade ou pelo fato dos acusados alegarem que apenas Roger Whetmore não quis seguir com o acordo mesmo tendo sugerido a ideia, pedindo para adiar por mais uma semana, o que provocou um sentimento de