TESE DE ACUSA O DO LIVRO DOM CASMURRO
2) O grupo ficou responsável pela tese de acusação, porém é bom lembrar que na época em que ocorreu todo o fato no de 1800, adultério era considerado como crime (de acordo com o artigo 240 do Código Penal Brasileiro. A ré ‘’ Capitu’’, não esta sendo só acusada somente por adultério, como também por danos morais. Ad. Acusação: Assim como se observa, Bento, após a traição de Capitu, teve sua personalidade altera ou seja ficou enlouquecido), sendo que nos dias atuais esse artigo do código penal brasileiro foi revogado.
INTRODUÇÃO
1) Nesse julgamento, nosso grupo irá tratar de um suposto caso de adultério entre Capitolina Pádua Santiago com Ezequiel de Sousa Escobar,que segundo o autor Machado de Assis tudo nos leva crer que Ezequiel Albuquerque de Santiago possivelmente fruto desse adultério. Iremos defender Bento Santiago Albuquerque (Bentinho) que chegou a sua velhice com sua vida sentimental não realizada, pois era perdidamente apaixonado por sua esposa (Capitolina Pádua Santiago) que conhecerá desde sua infância tendo-a como vizinha.
DESENVOLVIMENTO:
1) De Bento Santiago que aqui será tratado como Bentinho, o que nos da conta dos relatos seria uma homem não realizado em sua velhice, situação bem diferente de sua infância.Filho de mãe protetora e muito religiosa era muito mimado, por esta e por seus parentes mais próximos.Se tornou um adolescente e adulto inseguro tendo problemas para resolver adversas, por se tratar de um homem fechado,solitário e triste.
2) Capitolina ou Capitu, em sua infância se mostrou uma criança dissimulada e com uma perspicácia avantajada com grande facilidade de safar de situações constrangedoras.Considerada por todos como um ser