Terrorismo E Guerrilha
Terrorismo é a pratica política de quem recorre sistematicamente à violência contra as pessoas ou as coisas provocando o terror.Quando um grupo terrorista comete algum ataque o grupo está querendo intimidar, disseminar o medo em uma comunidade ou país .Esse grupo faz isso para a autnomia político-territorial, autoafirmação étnica ou religiosa etc.
A guerrilha se caracteriza por ser um conflito que opõe formações irregulares de combatentes e forças armadas regulares de um Estado.As guerrilhas são encontradas em países com injustiças políticas e sociais.Parte da população desses países apoiam as guerrilhas.Os guerrilheiros atacam principalmente alvos militares e lugares emportantes do Estado.Ao contrário dos terroristas procuram fazer o mínimo de vítimas civis em seus ataques, para ganhar apoio da população.Os grupos guerrilheiros são principalmente encontrados na América Latina , África e Ásia.
Na América Latina o grupo mais famoso são as Forças Revolucionárias Armadas da Colômbia (FARC), que lutam contra o Estado pelo controle de parte de seu território.
Em vários países da África houve grupos guerrilheiros que lutaram contra o colonialismo como o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e a União para a Independência Total da Angola (UNITA) que combateram a dominação portuguesa.Durante a guerra fria essas duas Organizações viraram rivais, e lutavam pela dominação do país.
Existem grupos guerrilheiros que adotaram táticas terroristas contra o Estado, estes grupos tentam separar parte do território ou expulsar tropas de ocupação, esses grupos são o ETA (Pátria Basca e Liberdade , do basco Euskadi Ta Askatasuna), no norte da Espanha ,os grupos chechenos, na Rússia e os curdos na Turquia. Também os grupos palestinos Hamas, Jihad Islâmica e as Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa.
O terrorismo também pode ser praticado pelo estado , como Estados com Ditadura Militar que perseguem a imprensa e pessoas que dizem algo que o governo não