Territórios de Identidade - Irecê
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CAROLINA GUIMARÃES DE ALBUQUERQUE NUNES
ECONOMIA BAIANA – III AVALIAÇÃO
TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE - IRECÊ
SALVADOR
2012
CAROLINA GUIMARÃES DE ALBUQUERQUE NUNES
ECONOMIA BAIANA – III AVALIAÇÃO
TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE - IRECÊ
Relatório apresentado como parte dos requisitos de avaliação da disciplina Economia Baiana do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Jorge Amado.
Professor: José Murilo Philigret Baptista
SALVADOR
2012
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho será desenvolvido a partir da definição, pelo Governo do Estado da Bahia, de 27 territórios de identidade. Esta definição teve como objetivo identificar as prioridades locais e promover o desenvolvimento para cada microrregião.
Serão citados aqui dados referentes à microrregião de Irecê. A cidade de Irecê encontra-se no Centro-Norte baiano, a 478 quilômetros de Salvador. Possui área de 314 km², 62.676 habitantes (199 por km²), clima semiárido, e PIB anual de R$ 173.319.000,00 (dado referente ao ano de 2006).
Sua microrregião é composta por 19 municípios: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Souto Soares, e Uibaí.
2. DESENVOLVIMENTO
A região de Irecê já esteve entre as principais produtoras de feijão. Durante 30 anos foi considerada a Capital Mundial do Feijão, porém a partir de 2000 a cultura passou a perder rendimento, os produtores tiveram grandes prejuízos e muitos desistiram de plantar feijão em escala comercial. Parte desses produtores apostou na produção de milho, e vem obtendo grandes lucros.
Outra cultura