Território e meio ambiente
fábio santos souza joaquim mendes
NÚBIA CELESTINO NOBRE ricardo de oliveira carvalho
Território e meio ambiente
NÚBIA CELESTINO NOBRE 0821509
Território e meio ambiente
Trabalho apresentado ao Instituto Federal de São Paulo, IFSP, como requisito parcial para obtenção de nota do segundo semestre do curso de Licenciatura em Geografia.
Prof.º Carlos Rizzi
São Paulo
2014
Território e meio ambiente
Diferentes abordagens do uso do território com seus recursos e indivíduos no contexto ambiental.
O termo território tem sua origem do latim territorium, que significa pedaço de terra apropriado. Em sua acepção mais ampla e remota, território pode significar uma porção de terra delimitada. Nesse sentido, território é compreendido em uma conotação meramente física, chegando muito próximo aos conceitos de terra e terreno.
Sobre isso, comenta Raffestin:
É essencial compreender bem que o espaço é anterior ao território. O território se forma a partir do espaço, é o resultado de uma ação conduzida por um ator sintagmático (ator que realiza um programa) em qualquer nível. Ao se apropriar de um espaço, concreta ou abstratamente [...] o ator “territorializa” o espaço. (RAFFESTIN, 1993, p. 143).
Portanto, território tem como principal conceito uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa ou de um grupo, de uma organização ou de uma instituição. O termo pode ser também utilizado na política, na biologia e na psicologia.
Concepção Naturalista: a concepção naturalista compreende duas definições de território uma estabelecia pelos animais e outra que envolve o comportamento natural dor homem. Nela há, assim, importante relação entre Geografia e Biologia, pois se compreende o território numa perspectiva que transpõe o darwinismo para as análises sociais.
Para analisar o modelo de ocupação do território, focalizando