Território geográfico
Para controlar e povoar o Brasil foram criadas as Capitanias Hereditárias.( Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares) Eram transmitidas de pai para filho por isso o nome. Cada capitania tinha seu donatário, que era escolhido pelo Rei.
Mas o limite estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas logo começou a ser ultrapassado.
Na região amazônica, através do caminho natural criado pelos rios, deu-se a penetração para o interior, em busca de castanha-do-Pará, canela, cravo, guaraná e outras especiarias que existiam na Floresta Amazônica Também na capitania de São Vicente, onde hoje é São Paulo, surgiram as bandeiras (expedições para o interior em busca de metais preciosos e índios para mão-de-obra). Estas bandeiras, ao mesmo tempo que foram importantes, foram desastrosas: ajudaram a conhecer o território e a povoá-lo, mas dizimaram a população indígena.
Outro fator que contribuiu para o povoamento do interior do território brasileiro foi a descoberta do ouro na região de Minas Gerais, criando novas cidades e estradas. A agricultura, a pecuária e o comércio também começaram a se desenvolver, para abastecer aquela região. A essa altura, o território brasileiro já tinha ultrapassado em muito a Linha de Tordesilhas ! Em 1750, foi assinado um novo Tratado, que se chamou Tratado de Madri, dando a Portugal uma vasta extensão do interior do território brasileiro. Este tratado definiu fronteiras bem próximas das atuais.
Durante os séculos XVIII e XIX, vários outros tratados surgiram, modificando as fronteiras brasileiras. Houve também guerras com países vizinhos causadas pelas