territorio e sociedade
Autor: Seabra, Odette; Carvalho, Mônica de; Leite, José Corrêa
Objetivo(s) do texto: Exposição à obra de um dos geógrafos mais importantes do Brasil, mostrando como a geografia é vista de vários aspectos do mundo. Na obra, Milton Santos apresenta suas ideias contra a globalização e ideais que de acordo com ele podem transformar o mundo.
Conceitos utilizados: Globalitarismo que consiste num processo de colonização universal, aprofundando o abismo entre ricos e pobres, metrópoles e colônias; ideologia que estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais e é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou indivíduos; utopia como a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente.
Resumo:
Na primeira parte da obra é um grande discurso sobre a globalização do ponto de vista de Milton Santos, onde o mesmo discursa que a atual globalização exclui a democracia e que ela própria é um sistema totalitário. Segundo ele, a globalização afeta territórios da geografia como a ecologia e natureza, utopias, fundamentos técnicos, cidade e campo.
Porém, não é um discurso exclusivamente sobre a globalização. Milton discute que o Brasil por ser um país aberto para o mundo mais desordem aqui é criada. Aborda também, que disciplinas como a geografia sempre buscam o entendimento do planeta e tudo ao derredor.
No segundo momento da obra, o geógrafo conta como seus pais o introduziu a aprender francês e álgebra desde muito cedo, e que sua experiência no ginásio o levou a cursos preparatórios onde teve muito contato com a geografia, economia política, história e filosofia. E faz uma dura crítica ao método atual das universidades, afirmando que não há mais apreço a história da cultura.
Deixando um pouco de lado a época do colegial e universidade, o geógrafo relata que suas viagens ao exterior o