Territorio Plural
Introdução
. Educação Ensinar, aprender. Aulas, alunos, provas. Professores. Material escolar. Livros e leituras. Transmissão da cultura de geração a geração.
Hoje esses termos de palavras fazem parte do nosso dia-a-dia, faz parte do nosso ser o que um dia foi “o outro”. E mesmo assim pouco desse universo é conhecidos pelos pesquisadores.
O estudo da história traz o encontro entre o que é diferente e o similar mostra o quanto somos universais e particulares ao mesmo. Existem outras experiências que nos proporcionam essa descoberta, o cinema, o teatro, aliteratura e a conversa com pessoas de diferentes idades, classes sociais, etnias, generos…
A história nos permite ver que, em outros lugares, e em outras culturas e em outras epócas, ou aqui perto de nós, a educação e a escola tem se transformado, mas matêm elementos que surpreendentemente são os mesmos de um século atraz.
Uma Pequena Historia da Educação
A origem da palavra “escola” – grego – skholê – quer dizer “ócio, vagar, lazer”. No latim schola – “ócios consagrados ao estudo”. Antigamente para estudar, a pessoa tinha que abandonar outras ocupações. A ocupação era um negócio. A escola era um lugar para se entregar aos seus estudos, isso exígia um desejo de saber. A origem da palavra “estudo” (do latim studium) esstá ligada a gosto e desejo.
Uma invenção da sociedade grega no século VI a.C, a escola veio com o surgimento da democracia . As crianças consideradas livres frequentavam vários tipos escolas: de gramatica, de educação física, e de música; elas eram levadas a escola por um pedagogo (do grego paidagogos) um escravo encarregado de conduzir a criança a escola e cuidar de sua educação moral, cuidar de coloca-la no bom caminho - o da escola.
Durante a idade média (século IV-XIV) escolas nasceram sob o abrigo de mosteiros, igrejas e abadias, foram impulsionadas pelas atividades comerciais e artesanais que começaram a se desenvolver nos burgos, e