Terrario 1o ano fundamental i
Que tal montar um terrário?
A presente atividade será aplicada para 16 alunos de 6 anos, cursando o primeiro ano do ensino fundamental, na Escola Conhecer, situada na cidade de Fukuroi, Japão.
Objetivos:
Além da observação e levantamento de hipóteses, a presente atividade tem como objetivos explorar os passos de investigação científica: Observação, registros, questionamentos, experimentação e conclusão.
“Não é função do professor “transmitir” o conhecimento científico ao aluno, no sentido de repassar e dar a ele o que se sabe. Sua função é criar condições para o aluno construir conhecimento, desafiando-o e descobrindo com ele”(Moraes, 1995, p.10).
Com base nas palavras de Moraes, procura-se também levar o aluno a compreender através do experimento os caminhos e a importância da água na natureza e em nossa vida.
Conteúdos:
Primeiramente apresentar aos alunos, através de uma imagem, os caminhos percorridos pela água na natureza. Com posse da imagem, usar questionamentos que agucem a curiosidade das crianças, tais como:
- Vocês sabiam que a água existente em nosso planeta é sempre a mesma desde que ela surgiu?
- A água que bebemos hoje pode ser a mesma que os dinossauros beberam.
- Como vocês acham que se forma a chuva?
- Será que tem água lá no céu? Após as crianças debaterem e expressarem suas ideias, explicar que a água do planeta está sempre circulando, vai e volta sem fim. Ela está presente no solo, nos mares, rios, lagos e nos seres vivos. Dali ela vai para a atmosfera e depois volta em forma de chuva. Esse processo é chamado de Ciclo Hidrográfico. Neste momento explorar a oralidade, explicar de uma maneira simples, as palavras ainda desconhecidas pelas crianças.
Estratégia de ensino-aprendizagem
Após explorar o diálogo e os vários questionamentos, mostrar aos alunos a imagem de um terrário e trabalhar novamente através de desafios, usando para isso novos questionamentos:
- O que vocês imaginam que seja