Terraplanagem
Curso de Engenharia Civil
Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental
LABÔRATORIO DE MECÂNICA DOS SOLOS Ι
Prática 4 – Análise Granulométrica por peneiramento
Prática 5 – Análise Granulométrica por Sedimentação
Professor:
Anderson Borghetti soares
Alunos:
Renan Muniz da Silva - 0345288
Thomás Vinícius Silva Araújo - 0335591
Turma:
12A
Horário:
Sexta 11-12 Horas
Fortaleza - Ceará
Junho/2013
1. Introdução
A quarta aula prática apresentou o procedimento de análise granulométrica por peneiramento, a quinta aula prática o procedimento de análise granulométrica por sedimentação. Para isso, utilizaram-se como guias as normas da Associação Brasileira de
Normas Técnicas (ABNT).
As análises granulométricas dos solos, em conjunto com a determinação do teor de umidade e da densidade real dos grãos sólidos constituem ensaios de caracterização. Os ensaios de caracterização de solos são fundamentais para a engenharia, já que dependendo da sua classificação, ele se torna propício para uma aplicação específica.
A análise granulométrica de partículas sólidas consiste em determinar o tamanho das mesmas e a frequência com que ocorrem em uma determinada faixa de tamanho. Para tal são utilizadas duas técnicas: peneiramento e sedimentação. A escolha da técnica de análise baseiase na faixa de tamanho dos grãos presentes na amostra. Para a fração grossa utiliza-se o peneiramento, já para a fração fina a sedimentação.
No processo de peneiramento é a abertura da malha que classifica o solo como grosso ou fino. A sedimentação se baseia na Lei de Stokes em que a velocidade de queda das partículas em um fluido atinge um valor limite que depende de fatores como o peso específico do grão, do peso específico do fluido, da viscosidade do fluido e do diâmetro do grão.
A combinação dessas duas técnicas permite que seja feita uma análise granulométrica a partir da curva granulométrica desenhada.
2.