Terra, Sol e Lua
Cadeira: Temas Integrados de Ciências I
Resumo fundamentado e ilustrado
A Terra e o Espaço-Terra, Sol e Lua
Ana Luísa Gonçalves Lourenço
Aluna Nº 30113-TN
Argentina Osvaldo Sequeira
Aluna nº 4312-TN
Inês Filipa Lopes Dias
Nº 3213-TN
Docente:
Tânia Magalhães de Almeida
(Novembro, 2013)
Resumo:
Reconhecimento relativamente às marés, realçando a relação entre baixa-mar e preia--mar com a interação gravitacional:
As marés são as alterações do nível das águas do mar que resultam das forças que os campos gravitacionais da Lua e do Sol exercem sobre os oceanos da Terra.
O Sol interfere com menor intensidade neste fenómeno devido à sua distância. A terra atrai o Sol e o Sol atrai a Terra através da interação gravitacional Terra-Sol por forças simultâneas.
Já a influência da Lua é muito superior à do Sol, apesar de a sua massa ser muito menor que a do Sol, este facto é compensado pela menor distância à terra. Esta atrai a massa líquida oceânica (mar) na sua direção criando uma maré alta (maré-cheia ou preia-mar) tanto do lado mais próximo da Terra como no lado oposto. A Terra atrai a Lua e a Lua atrai a Terra através da interação gravitacional Terra-Lua por forças atrativas simultâneas.
O efeito destas interações são visíveis na água das marés, ou seja, através do fenómeno das marés.
Estas alterações de nível daí resultantes podem ser canalizadas para a movimentação de turbinas existentes em grandes barragens, no entanto, ainda existem poucos locais no mundo, possuidores duma oscilação suficientemente forte entre as marés
Matematicamente a maré é uma soma de sinusoides (ondas constituintes) cuja periodicidade é conhecida e depende exclusivamente de fatores astronómicos.
A maré é uma palavra que está associada à subida e descida do nível da água do mar relativamente à costa.
A subida e a descida da água do mar faz variar a