Terra no Espaço
Terra no espaço
O Universo é constituído por um número infinito de astros ou corpos celestes. Podemos mesmo dizer que o universo é tudo o que existe. Pensa-se que o Universo teve origem numa massa muito densa, que há cerca de 15 a 20 mil milhões de anos se expandiu através de uma enorme explosão – o Big Bang. Os diferentes astros estão agrupados em milhares de Galáxias. Estas são constituídas por gases, poeiras, estrelas, planetas, cometas e asteróides. A galáxia que inclui o planeta Terra chama-se Via Láctea. Em cada galáxia podem existir vários Sistemas planetários, que são constituídos por uma estrela e pelos astros que orbitam em seu redor, nomeadamente os planetas. A Terra pertence a um sistema planetário chamado Sistema Solar. O Sistema Solar é constituído por uma estrela - o Sol - nove (ou dez) planetas principais (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão), asteróides, cometas, meteoros, gases e poeiras.
Condições da Terra que permitem a existência de vida
O planeta Terra é o único onde se conhece a existência de vida. Isso deve-se ao facto de este planeta apresentar condições muito especiais.
Distância da Terra ao Sol - a Terra encontra-se a uma distância ideal que permite a existência de uma temperatura temperada; água no estado líquido e radiação solar (energia) em quantidade adequada.
Massa da Terra – a massa da Terra é suficiente para gerar uma força de atracção capaz de reter a atmosfera (rica em oxigénio)
Biodiversidade
A vida na Terra apresenta-se em formas muito variadas. Os seres vivos apresentam diversas graus de complexidade, formas, tamanhos e modos de vida. No entanto, todos os seres vivos têm certas características em comum:
Adquirem matéria e energia a partir do meio – as plantas captam energia da luz solar, fabricando matéria orgânica que serve de alimento aos outros seres vivos.
Crescem
Reproduzem-se
São sensíveis a alterações do meio