terra fértil de um povo guerreiro
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9 Celina Vargas do Amaral Peixoto, Diretora Técnica 9
1 INTRODUÇÃO
Tendo em atenção à importância que o desenvolvimento sustentável apresenta para sociedade moderna, iremos abordar no presente trabalho o exemplo das mulheres quebradeiras de coco de Lago do Junco, um pequeno município maranhense, como uma história de superação, tendo em vista que o município não recebia investimentos para tal desenvolvimento sustentável, mas com a ajuda dessas mulheres e do fórum de desenvolvimento local, criaram uma cooperativa desenvolvendo produtos cosméticos extraídos da palmeira de babaçu, vegetação predominante desta região, chegando a exportar à Inglaterra.
O Governo Federal por meio do programa Comunidade Ativa em parceria com o SEBRAE implantou no município um experiência de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável, que fortaleceu a produção dos cosméticos e expandiu a produção de plantas medicinais e fitoterápicas já antes usadas pelos moradores de forma domestica, criando a farmácia verde, deu-se então um grande desenvolvimento à cidade.
2 DESENVOLVIMENTO
Lago do junco foi favorecido por possuir uma vasta diversidade de flora medicinal e babaçu do qual foi possível um investimento do governo federal.
Formou-se a Associação Farmácia Verde e horto de plantas medicinais compostas por agentes de saúde, autoridades municipais da área de saúde e membros do fórum. O SEBRAE junto a Prefeitura municipal e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ofereceram capacitação a estes membros, reforçando a capacidade de liderança, estimulando o trabalho em equipe e o conhecimento da realidade local. O SEBRAE além da capacitação dos lideres , também estimulou a vocação empreendedora, que despertou na comunidade a ideia de que desenvolvimento também é